Seleção de dicas exclusivas para você.


Dicas de obras para quem quer investir.

Finanças Pessoais, Economia, Mercado Financeiro e de Ações, e Investimentos

Martins, Leandro. Aprenda a Investir - Saiba Onde e Como Aplicar Seu Dinheiro. Editora: Atlas, 2008.
Sinopse: Livro que em uma linguagem clara e completa nos ensina a aprender a economizar, a entender a economia e onde investir. Com muitas informações e com vários exemplos práticos.

Navarro, Conrado. Vamos falar de dinheiro?. Editora Novatec, 2009. Sinopse: Livro que pretende ensinar o brasileiro a organizar definitivamente sua vida financeira, trazendo dicas e informações sobre como respeitar seu dinheiro e criar um planejamento financeiro eficiente.

MERCADO DE AÇÕES

Brum, Carlos. Investindo em Ações com Estratégia e Disciplina. Editora Ciência Moderna, 2008.
Sinopse: Seu livro discute o mundo do mercado de capitais e aborda assuntos como a apreciação dos diversos tipos de análises estratégias e táticas de negociação de ações, mercados de derivativos, operações de aluguel de ações, operações POP e focaliza também, assuntos de grande interesse para os investidores como: governança corporativa, sustentabilidade empresarial, entre outros.


Beardstown Ladies Investment Club. Guia pratico de investimento das Beardstown Ladies. Editora GMT, 1994.
Sinopse: As Beardstown Ladies fundaram um Clube de Investimentos, numa pequena cidade americana, como forma de se reunir para trocar receitas de cozinha e depois sobre investimentos, porém em dez anos obtiveram a maior rentabilidade entre todos os clubes de investimentos dos Estados Unidos e contam neste livro suas experiências. Recomendado para quem deseja criar ou participar de um clube de investimento.

Damodaran, Aswath. Mitos de investimentos. Editora Financial Times BR, 2006.
Sinopse: Mitos de investimentos mostra, com ênfase na abordagem da análise fundamentalista de ações, que algumas estratégias são melhores do que outras, que nem todas funcionam bem o tempo todo e que é possível elaborar filtros em cada uma delas para aumentar seu rendimento e reduzir seu risco no mercado de ações.

Elder, Alexander. Como se transformar em um operador e investidor de sucesso (Trading for a living). Editora Campus, 2004.
Sinopse: Elder é psiquiatra, especulador e analista gráfico, e sua obra alerta sobre as principais barreiras de um investidor de renda variável, que são: medo, ganância, euforia e pânico. Também ensina análise gráfica sobre a óptica da psicologia. Livro indicado para quem já opera ou pretende operar no mercado acionário.

Gunther, Max. Os Axiomas de Zurique. Editora Record, 2004.
Sinopse: Livro indicado ao especulador extremamente otimista, o qual acredita em tudo e em todos, pois a obra irá desmistificar algumas dessas crenças (intituladas axiomas) da forma mais cética possível, refutando algumas das técnicas presentes, mas sem fornecer caminhos possíveis ao melhor jeito de operar.

Luquet, Mara. Gestores de Fortunas – Histórias reais de sucesso no mercado financeiro. Editora Globo, 2002.
Sinopse: Livro dividido em 12 capítulos, os quais cada um conta uma diferente e interessante estória de sucesso de um gestor de fundos de investimento, com maior enfoque aos gestores de renda variável.

Matsura, Eduardo. Comprar ou vender? Como investir na bolsa utilizando análise gráfica. Editora Saraiva, 2006.
Sinopse: Focado em análise gráfica, recomendado para quem esteja iniciando no estudo dessa técnica.

Nison, Steve. The candlestick course. Editora John Wiley Trade, 2003.
Sinopse: Obra não traduzida para o português e indicada para quem queira se aprofundar no estudo dos candlesticks (método japonês de análise gráfica).
FINANÇAS PESSOAIS


Aguilar, Adriana. A vida como ela é... Só que com mais dinheiro. Editora: Saraiva, 2006.Sinopse: Obra estruturada com perguntas e respostas, que esclarece questões fundamentais sobre investimentos e finanças.


Clark, David e Buffett, Mary. O Tao de Warren Buffett. Editora GMT, 2007.
Sinopse: Com frases como: “Fiz meu primeiro investimento aos 11 anos. Eu vinha desperdiçado minha vida até então.” e “Apreciamos o processo bem mais do que o dinheiro, embora eu tenha aprendido a viver com ele também.”, o livro de fácil leitura, condensa em 125 páginas a filosofia de vida de um dos homens mais ricos do mundo.

Frankenberg, Louis. Seu Futuro Financeiro. Editora Campus, 1999.
Sinopse: Livro didático indicado a quem ainda não conseguiu obter disciplina em busca da tranqüilidade financeira, que explica de forma simples os conceitos mais importantes para se alcançar esse seu objetivo.

Halfeld, Mauro. Investimentos - como administrar melhor seu dinheiro. Editora Fundamento, 2004.
Sinopse: Com demonstrações práticas e alguns casos reais, a obra contempla de forma coerente conceitos importantes ao investidor.

Paschoarelli, Rafael. A regra do jogo. Editora Saraiva, 2006.
Sinopse: Obra abrangente que ensina com linguagem direta e de fácil compreensão muito sobre negociação e investimento em alguns dos ativos disponíveis no mercado financeiro brasileiro.

Kiyosaki, Robert. Pai Rico, Pai Pobre (Rich Dad, Poor Dad). Editora Campus, 2000.
Sinopse: Best-seller financeiro, o qual o orienta a ter boas práticas financeiras desde a infância. É importante compreender que os ideais do autor devem ser adaptados à realidade brasileira.

Tier, Mark. Investimentos – segredos de George Soros e Warren Buffet. Editora CAMPUS, 2005.
Sinopse: Escrito por um editor de boletim informativo financeiro, o livro junta suas experiências com as de dois dos maiores investidores financeiros das últimas décadas, Soros e Buffet. A obra nos ensina, por exemplo, que investimentos com altas rentabilidades podem ser encontrados com baixos riscos.

CUIDADO COM OBRAS DE ORIENTAÇÕES FINANCEIRAS DE AUTORES ESTRANGEIROS, COMO OS NORTE-AMERICANOS QUE INDICAM IMÓVEIS COMO SENDO UM ÓTIMO NEGÓCIO EM VIRTUDE DE POSSUIREM BAIXÍSSIMA TAXA DE JUROS E ALTA ESPECULAÇÃO NO MERCADO IMOBILIÁRIO, QUE NÃO É O CASO BRASILEIRO NOS ÚLTIMOS TEMPOS.

TEORIA ECONÔMICA E MACROECONOMIA

Furtado, Celso. Formação Econômica do Brasil. Companhia editora nacional, 2000.
Sinopse: Estudo detelhado sobre o processo histórico de constituição da economia brasileira, livro indicado por 9 entre 10 economistas como bibliográfica básica para qualquer economista. Celso furtado ainda antes de seu falecimento concorreu ao prêmio nobel de economia.

Lanzana, Antonio Evaristo Teixeira. Economia brasileira: fundamentos e atualidade. Editora Atlas, 2002.
Sinopse: Obra imprescindível a qualquer estudante de economia, como também para quem se interessa por nossa economia. Com linguagem acessível e ótima didática este livro consegue apresentar uma visão integrada de nossa economia e ilustrar seus principais conflitos. Faz também um retrato das políticas econômicas brasileiras adotadas desde o “milagre econômico”.

Rasmussen, Uwe Waldemar. Economia para não-economistas. Editora Saraiva, 2006.
Sinopse: Trabalho que tem como objetivo desmistificar as teorias econômicas, e o autor justifica a importância de sua obra com a seguinte frase: “...a maioria das pessoas precisa ter algum domínio das ciências econômicas, porque muito dos seus atos cotidianos podem ter impactos negativos caso os fenômenos econômicos sejam ignorados ou sua aplicação seja incorreta.”.

Sandroni, Paulo. Traduzindo o Economês. Editora Best Seller, 2003.
Sinopse: Livro indicado para o leigo em macroeconomia brasileira, pois retrata de maneira simples nossa economia nos últimos anos.

Vasconcellos, Marco Antonio Sandoval de. Economia Brasileira Contemporânea. Editora Atlas, 2005.
Sinopse: Este livro nos mostra de maneira completa os principais pontos da economia brasileira. Abordando de forma equilibrada a teoria e sua aplicação, com dados históricos e análises bem elaboradas.

MERCADO FINANCEIRO E DE CAPITAIS

Cavalcanti, Francisco. Mercado de capitais. Editora Campus, 2005.
Sinopse: Livro-texto indicado a quem queira aprofundar seus conhecimentos no mercado de capitais brasileiro, utilizado para preparação de exames de instituições como Anbid, Apimec, CVM e Ancor.

Fortuna, Eduardo. Mercado Financeiro, produtos e serviços. Editora Qualitymark, 2005.
Sinopse: Livro técnico muito utilizado pelo meio acadêmico ligado à área financeira. Aborda todos os produtos e serviços disponíveis no mercado financeiro, como também comenta sobre as autoridades monetárias, de apoio e instituições financeiras.

Rossi, Cecília, Sousa, Lucy e C. Grande, Humberto. Guia do Mercado de Capitais. Editora Lazuli, 2006.
Sinopse: Guia que retrata o mercado de capitais, por completo, e nos mostra sob suas duas óticas: na visão das empresas, e na visão dos investidores. Indicado tanto para o investidor iniciante, quanto para quem trabalha no mercado de capitais.

DERIVATIVOS

Hull, Jonh C. Fundamentos dos Mercados Futuros e de Opções. BM&F, 2005.
Sinopse: Obra destinada aos leitores interessados em aprofundar seu conhecimento nos mercados futuros e de opções.

Lozardo, Ernesto. Derivativos no Brasil. BM&F, 1998.
Sinopse: Livro recomendado para cursos introdutórios de derivativos.

Sanvincente, Antonio Zoratto. Derivativos. Publifolha, 2003.
Sinopse: Explica em linguagem acessível, o que são derivativos e quais os seus tipos, a negociação desses títulos, as diferentes operações, seus riscos, entre outros.