A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   X   Y   Z   W

A
- Accountability - Responsabilidade para prestar contas.

- Acordo da Basiléia - Acordo firmado em 1988 que dispõe de resoluções para o requerimento de capital próprio das instituições financeiras em função do risco apresentado em suas operações financeiras.

- ADR (American Depositary Receipt) - Papel emitido e negociado nos Estados Unidos, com lastro em ações de empresas sediadas fora dos Estados Unidos.

- After-market - Pregão eletrônico que ocorre à noite todos os dias úteis, exceto vésperas de feriados, após o fechamento do pregão regular.

- Agente Fiduciário – Pessoa natural ou instituição financeira autorizada pelo Banco Central a cuidar dos interesses dos investidores. No caso das debêntures, será representante da comunhão de debenturistas perante a companhia emissora.

- Ágio – Valorização do preço de um ativo.

- Alavancagem – Modalidade de operação que permite assumir posições em volume financeiro superior ao capital próprio utilizado.

- Alienação – Transferência ou cessão de bens.

- Alocar – Destinar recurso, colocar.

- Amortização – i) Redução gradual de uma dívida ou empréstimo por meio de pagamentos periódicos, ajustados entre credor e devedor; ii) pagamento, aos cotistas de fundo fechado de investimentos e de fundos de recebíveis, de parcela do valor de suas cotas, sem redução do seu número;e iii) distribuição aos acionistas, a título de antecipação e sem redução do capital social, de quantias que lhes poderiam tocar em caso de liquidação de uma companhia.

- Ana (Aviso de Negociação de Ativos) - Comprovante de operação na bolsa enviado pela Bolsa de Valores ao investidor.

- Andar de lado - Expressão utilizada para indicar que o mercado está indefinido, em tendência lateral.
 
- Aporte de recursos – Injeção de recursos.

- Arbitragem - Operação financeira em que se consegue resultado positivo sem que haja necessidade de investimento de recursos próprios e sem que “teoricamente” incorram riscos. Também é utilizada no significado de solução de conflitos, por meio de um arbitrador, sem a necessidade de utilizar a justiça comum.

- Asset Management – Ramo de atividade que consiste em administrar recursos de terceiros. As empresas com esta atividade podem fazer parte de grupos financeiros, embora devam ser sempre independentes.

- Ativo - Bens, valores, créditos, títulos, valores mobiliários e outros instrumentos financeiros que formam o patrimônio de uma empresa ou de uma pessoa, e que pode ser convertido em dinheiro.

- Auditoria - Análise contábil de uma empresa. É realizada de forma independente, ou seja, os auditores não devem possuir vínculo de natureza permanente com a instituição analisada.

B
- Balança Comercial - Saldo entre importações e exportações de um país. Quando as exportações superam as importações, ocorre um superávit comercial. Do contrário, ocorre um déficit na balança comercial.

- Balanço de Pagamentos - É o saldo das transações entre pessoas, empresas, negócios e agências oficiais, residentes em um país e seus parceiros no exterior.

- Balança de Serviços - É o saldo dos serviços com transações nas áreas de transporte, seguros, turismo e investimentos.

- Banco Comercial - Instituição financeira pública ou privada que recebe depósitos à vista em conta bancária de movimento e efetua empréstimos a curto prazo, principalmente para capital de giro empresarial. Um banco comercial administra uma rede de agências bancárias e opera no mercado de varejo, prestando serviços auxiliares, como cobrança mediante comissão, transferência de fundos entre praças etc.

- Banco de Desenvolvimento - Instituição financeira pública que concede financiamentos, a médio e longo prazo, para programas e projetos com a finalidade de promover o desenvolvimento econômico e social dos respectivos Estados da Federação onde tenha sede, cabendo-lhe apoiar prioritariamente o setor privado.

- Banco de Investimento - Instituição financeira privada especializada em operações de participação acionária ou societária para receber capital fixo ou de movimento, através da aplicação de recursos próprios ou captação pública. Além dessas operações, administra carteiras de valores, assessora negócios, realiza lançamentos de ações de empresas e institui, organiza e administra fundos de investimento.

- Bancos Múltiplos - Instituição financeira privada que operam, obrigatoriamente, carteiras de banco comercial ou de investimento simultaneamente. Outras carteiras disponíveis para operação: banco comercial, banco de investimento e/ou banco de desenvolvimento (neste caso, exclusivamente para bancos oficiais), sociedade de crédito imobiliário, sociedade de crédito, financiamento e investimento e sociedade de arrendamento mercantil (leasing).

- BDR - Brazilian Depositary Receipt, é um certificado representativo de valores mobiliários de emissão de companhia aberta com sede no Exterior.

- Bear Market - Mercado do urso, jargão americano indicador de pessimismo, para mercados em baixa em virtude de o urso atacar seu oponente com uma patada de cima para baixo.

- Benchmark – Indicador de referência para o acompanhamento do desempenho e utilizada na cobrança da taxa de performance (quando houver) de um investimento, utilizados em fundos de investimento e em carteira de ações.

- Beta - Mede a sensibilidade do ativo em relação a determinado índice. Ex.: Se uma ação se comporta exatamente como o Ibovespa, dizemos que ela tem beta igual a um. Se a ação variar mais que o Ibovespa, mas no mesmo sentido, ela terá beta maior do que um. Se variar menos, mantendo o mesmo sentido, o beta será entre zero e um. E se variar no sentido inverso, seu beta será negativo (menor do que um).

- Bonificação – Distribuição gratuita efetuada por uma empresa, aos seus acionistas, de novas ações.

- Blue chip - Ação de companhia de grande porte, com grande liquidez no mercado de ações, e com tradição em lucratividade, também conhecidas como ações de 1ª linha (Ex.: Petrobrás e Vale). Termo originado no pôquer onde as fichas da cor azul (blue chip) são as com maior valor.

- BNDES – O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social é uma empresa pública federal vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, que tem como intuito financiar os projetos que contribuam para o desenvolvimento do país.

- Break-even – Ponto onde não há lucro, e nem prejuízo. Onde ocorre o equilíbrio entre o ganho e os custos transacionais.

- Broker - Corretor

- Budget – Palavra da língua inglesa que significa orçamento.

- Bull Market - Mercado do touro, jargão americano otimista, para mercados em alta, em virtude de o touro atacar seu oponente com uma chifrada de baixo para cima.

C
- Capital Social - Montante de capital de lançado no estatuto ou contrato social da empresa.
 
- Carência – Período, estabelecido no regulamento de um fundo de investimento, durante o qual o cotista não pode resgatar seus recursos ou não pode resgatá-los com o rendimento integral apurado mo período. Em seguros carência possui outra conotação.

- Carteira de Ativos - Conjunto de ativos pertencentes por um investidor, fundo de investimento ou clube de investimento.

- Carteira teórica – Conjunto de ativos que utilizados na construção de um índice.

- CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) - Instituição supervisionada pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários), que presta serviços de liquidação e custódia fungível.

- Cenários de Estresse – Ferramenta de análise de risco que a carteira incorre em diferentes cenários de situações anormais, como por exemplo: guerra, atentado, moratória, golpe político etc.

- CDI - Certificado de Depósito Interbancário, título emitido por instituições financeiras com objetivo de captar recursos de outras instituições financeiras.

- CEO (Chief Executive Officer) - Chefe do setor executivo em português, CEO é um termo anglo-saxão para designar a pessoa com a mais alta responsabilidade ou autoridade em uma organização ou corporação.

- Chinese Wall – Muralha da China, no mercado financeiro significa barreira do fluxo de informação (segregação) entre dois setores diferentes de uma mesma empresa, como a Administração e a Gestão de fundos de investimento.

- Circuit Breaker - Mecanismo de controle de oscilação de um índice. Interrupção de negócios em pregão de bolsa, quando as cotações de negócios registrados ultrapassam limites pré-estabelecidos de alta ou de baixa.

- Coeteris Paribus - Expressão latina que significa “tudo o mais constante”. Em economia, é quando analisa-se uma variavel isolada das demais.

- Comitente - Pessoa que confia a outra a ação de negociação. Também pode ser cliente nos contratos e operações em bolsa.

- Come-cotas – redução das cotas efetuada semestralmente em certas classes de fundos de investimento, no último dia dos meses de maio e novembro, com o intuito de cobrir o valor referente ao IR devido.

- Commodities – Mercadoria, bem primário em estado bruto, produzido em escala mundial e com características físicas homogêneas (petróleo, café etc...) cujo preço é determinado pela oferta e demanda internacional.

- Conta investimento - É uma conta corrente de depósitos para investimento para realização de aplicações financeiras, quando havia a retenção da CPMF. Passou a ser utilizada a partir de 1º de outubro de 2004. Com ela é possível migrar entre fundos de investimento ou comprar e vender ações sem a cobrança do tributo.

- CPI - Índice de Preços ao Consumidor norte-americano (varejo).

- CPI Core – Núcleo do Índice de Preços ao Consumidor norte-americano que exclui os itens de energia e alimentos. Utilizado para referência no sistema americano de metas de inflação.  

- Corretora - Instituição habilitada do sistema financeiro a operar no mercado de capitais com títulos e valores mobiliários, em especial no mercado de ações. É a intermediária dos investidores nas transações de ações, debêntures e tesouro direto.

- Crescimento Inorgânico – Aumento do faturamento de uma empresa derivado de fusões e aquisições.

- Crescimento Orgânico – Aumento do faturamento de uma empresa derivado de suas próprias operações.

- Crowding-out - Efeito de redução da demanda que o déficit público gera sobre os investimentos e consumo privados, a partir da necessidade de aumento da taxa de juros (com o objetivo de conter a inflação). Ajuste fiscal utilizado para neutralizar o aumento dos gastos do governo.

- Custódia fungível - Serviço de custódia no qual os valores mobiliários retirados podem não ser os mesmos depositados, embora sejam das mesmas espécie, qualidade e quantidade. Deixa de existir a necessidade de se retirar exatamente o mesmo certificado depositado.

D
- D+X - Jargão utilizado no mercado financeiro que expressa quando a operação financeira será realmente efetuada (convertida ou paga). Só são considerados os dias úteis neste cálculo. Exemplos: D+0 (no mesmo dia), D+1 (no dia útil subseqüente), e D+2 (no segundo dia útil subseqüente).

- Data-room - Sala que dispõe de banco de dados, e relatórios diversos com as informações da companhia em processos de venda ou demais operações.

- Day Trade - Compra e venda de um ativo, efetuadas no mesmo dia.

- Dealer - Instituição financeira que opera no mercado monetário, selecionada pelo Banco Central para ser seu instrumento de regulação de liquidez (participar dos leilões).

- Debênture - Título de dívida de médio e longo prazo emitido por empresas de capital aberto ou fechado, geralmente utilizado no financiamento de projetos, na reestruturação de passivos ou no aumento de capital de giro da empresa emissora.

- Default - Declaração de não pagamento do principal e rendimentos na data de vencimento dado pelo devedor.

- Déficit orçamentário - Desequilíbrio no orçamento das contas públicas, resultando em despesa maior do que a arrecadação.

- Déficit público – Desequilíbrio nas contas públicas, decorrente de despesa maior que a arrecadação.

- Depreciação - Perda de valor de algum ativo em decorrência do uso, da ação do tempo, da obsolescência tecnológica ou redução no preço de mercado.

- Demonstrações Financeiras - Conjunto dos demonstrativos contábeis (balanço patrimonial e demonstração resultado de exercício) e informações adicionais, que retrata a situação econômica e financeira de uma empresa em certo período.

- Desdobramento - Elevação da quantidade de ações de uma empresa, sem que haja alteração na participação dos sócios, apenas diminuindo o preço da ação na mesma proporção. Em inglês, split.

- Desmutualização – Tendência mundial que visa à abertura do capital das bolsas de valores, de futuros e de mercadorias, como a Bovespa e a BM&F, respectivamente.

- Disclosure - É a divulgação de informações. Medida impositiva dos órgãos oficiais reguladores dos mercados de capitais, que obriga a companhia a divulgar todas as informações relevantes, boas ou más, que possam influenciar numa decisão de investimento naquela companhia.

- Doméstico – Refere-se ao mercado nacional, interno. 

- Due Diligence – Significa diligência devida, procedimento de análise de uma empresa, para avaliar as informações obtidas durante o processo de compra ou venda.

- Dumping - Venda de produtos a preços mais baixos que os custos, para reduzir a concorrência e conquistar mais mercado.

E
- Economia de Escala - Produção em elevada quantidade, que gera ganho de produtividade e resulta em diminuição dos gastos por unidade.

- Efeito Manada – É o comportamento imitativo dos agentes que preferem seguir o que determina a maioria, movimento o qual pode trazer fortes valorizações/desvalorizações na bolsa de valores, mesmo sem ter alterados os fundamentos macro e microeconômicos.

- Efeito Multiplicador - Coeficiente que mensura a taxa de crescimento dos meios de pagamento da moeda escritural, criada pelos depósitos bancários. A autoridade monetária pode reduzir este efeito multiplicador, elevando a alíquota do recolhimento compulsório dos depósitos bancários.

- Emolumento - Valor cobrado na negociação de uma ação pela Bovespa ao acionista em contraprestação de serviços por ela prestados.

- Enforcement – Aplicação da lei e da regulamentação.

- Especulação - Compra e venda de posições a fim de obter lucro elevado a curto prazo, em função das oscilações nas cotações. Estratégia que garante liquidez ao mercado, e difere da manipulação, pois não tem o objetivo de alterar os preços e apenas obter lucro de acordo com sua expectativa do preço futuro.

- Esqueleto – Refere-se à dívida pública do governo não contabilizada.

- Estagflação - Situação em que a economia de um país encontra-se simultaneamente em estagnação (recessão) e inflação.

- Estatuto social – Documento que estabelece as regras de funcionamento que regem um clube de investimento.

- Ex-ante - Juro que resulta do desconto da expectativa de inflação projetada para um ano à frente.

- Ex-post - Juro que resulta do cálculo sobre a inflação passada.

F
- Falácia da Composição - É o fato de concluir que uma propriedade das partes pode ser aplicada ao todo.

- Fato Relevante – Informações prestadas pelas companhias por meio de divulgação em periódicos especializados. Fato que pode influir nas decisões dos investidores na compra ou venda de valores mobiliários emitidos por uma companhia.

- Fechamento de Capital - Situação em que os valores mobiliários de emissão de uma companhia deixam de ser negociados no mercado.

- Flippers - Do inglês “to flip”, refere-se a algo lançado rapidamente, no mercado financeiro. Refere-se aos investidores que compram ações de empresas na oferta pública inicial de ações (IPO) com a intenção de sua realização (venda) no curto prazo.

- Fluxo de Caixa Descontado - Método de avaliação de um investimento através da estimativa do valor presente de fluxos de caixa futuros.

- Free-Float - Quantidade de ações de uma empresa disponível para negociação em mercados organizados.

G
- Gestão Ativa - Estratégia de gestão que tenta buscar uma rentabilidade superior ao de um determinado índice de referência (benchmark). Por exemplo, fundo de ações com objetivo de investimento de superar a rentabilidade do Ibovespa.

- Gestão Passiva - Estratégia de gestão que segue uma rentabilidade semelhante ao de um determinado índice de referência (benchmak). Por exemplo, fundo de ações com objetivo de investimento de acompanhar a rentabilidade do Ibovespa.

- Grupamento - Redução da quantidade de ações de uma empresa, sem que haja alteração na participação dos sócios, apenas elevando o preço da ação na mesma proporção. Em inglês, split down ou reverse split.

H
- Hedge – Estratégia de proteção financeira realizada nos mercados derivativos para eliminar o risco de preço a que o agente econômico está exposto no mercado a vista. Pode ser entendido como um seguro contra o risco de mercado, especificamente no que refere ao preço.

- Hedge Fund – Ao contrário do nome, estes fundos de investimento são de administração ativa, geralmente operado com agressividade e em busca de prêmio de risco elevado com a aplicação em mercados emergentes como o do Brasil.

- High yield - Significa alta taxa de retorno. Em geral, se refere títulos privados que pagam juros excessivamente altos, em virtude de maior risco envolvido.

- Holding - Empresa que possui como atividade principal, participação acionária em uma ou mais empresas.

I
- Índice Sharpe – Índice desenvolvido por Bill Sharpe, que mede o excesso de retorno (retorno médio da carteira contra retorno médio do benchmark) em relação ao seu risco (desvio padrão de sua cotação).

- Insider - Investidor que tem acesso a informações privilegiadas (antes que estas se tornem conhecidas pelos investidores em geral).
Instrução - Instrumento de normatização utilizado pela CVM para regulamentar o mercado financeiro.
 
- Investimento – Possui dois significados: i) em economia, é o emprego da poupança em atividade produtiva, objetivando ganhos a médio ou longo prazo. ii) em finanças, é a aplicação de recursos em algum tipo de ativo financeiro.
 
- Investment Grade - Classificação de nível de risco, para empresas ou países avaliados como capazes de honrar seus compromissos.
 
- IPO (Initial Public Offering) - Traduzido para o português como Oferta Pública Inicial de Ações. É o primeiro lançamento de ações efetuado ao público realizado por uma companhia. 

J
- Joint-Venture - Associação de empresas para o desenvolvimento e execução de um projeto específico.

- Juros - Taxa percentual incidente sobre um valor ou quantia, em uma unidade de tempo pré-determinada.

K

L
- Large Caps
– Empresas com grandes capitalizações na bolsa de valores.

- Lastro - Garantia implícita em um ativo.

- Lavagem de dinheiro – Crime de ocultar ou alterar a origem de recursos ilícitos.

- Leasing - Operação financeira entre uma empresa proprietária de determinados bens (máquina, carro etc.) e uma pessoa jurídica, que usufrui desses bens contra o pagamento de prestações. A vantagem do leasing, além da vantagem fiscal, é a não imobilização do capital, sobretudo nos casos em que o valor do bem é muito alto e que terá utilização limitada.

- Lei da oferta e da demanda - Correlação entre a oferta e a procura por determinado bem ou serviço. Os preços tendem a cair quando aumenta a oferta, e tendem a subir quando aumenta a demanda (procura).

- Libor – London Inter Bank Offered Rate (taxa interbancária do mercado de Londres), taxa de juros oferecida para grandes empréstimos entre os bancos internacionais que operam com eurodólares.

- Lock-up period - É o período após a colocação primária das ações, durante o qual os controladores (acionistas originais) não podem vender suas ações.

M
- Macroeconomia - É o estudo da economia como um todo, relacionados principalmente à produção, à geração de renda, ao uso de recursos, ao comportamento dos preços, e ao comércio exterior.

- Manipulação - Operação nos mercados financeiros em busca distorcer os preços dos ativos.

- Marcação a mercado – Marcar a mercado, ou precificar os títulos a preço de mercado, significa atualizar diariamente o valor dos títulos que compõem uma carteira de investimentos ao último preço negociado (preço de fechamento).

- Margem - No mercado de futuros significa um depósito (em dinheiro, valores mobiliários ou outros instrumentos) exigido pelo sistema de compensações de futuros com o objetivo de assegurar o cumprimento da operação.

- Mega Bolsa - Sistema de negociação na Bovespa que engloba o Pregão Viva Voz e os terminais remotos.

- Mercado de Capitais – Mercado onde se operam ações, títulos e valores mobiliários, constituído pelas bolsas de valores, sociedades corretoras e outras instituições financeiras autorizadas.

- Mercado Primário - É nele que ocorre a colocação de ações ou outros títulos provenientes de novas emissões.

- Mercado Secundário - Mercado para compra e venda de valores mobiliários já emitidos.

- Mico - Investimento sem liquidez no mercado.

- Microeconomia – Estuda o comportamento econômico individual de consumidores, empresas e indústrias, e a sua distribuição da produção e renda entre esses agentes.

- Mora - Atraso no cumprimento de uma obrigação.

- Moratória - Declaração unilateral do poder público, de que não honrará suas dívidas.
 

N
- Nota de corretagem - Documento que a sociedade corretora apresenta ao seu cliente, registrando a operação realizada, com indicação da espécie, quantidade de títulos, preço, data do pregão, e valor da negociação, da corretagem cobrada e dos emolumentos devidos.

O
- OMC - Sigla que identifica a Organização Mundial de Comércio. Órgão regulador do comércio mundial, que lhe compete fiscalizar a prática comercial entre os países.

- OPEP - Sigla que identifica a Organização dos Países Exportadores de Petróleo. Organização composta por países que retêm algumas das maiores reservas de petróleo do mundo e que estabelecem pressões no preço de mercado através do controle de sua produção.

- Operar a descoberto – Operação sem proteção, ou seja, sem o ativo em custódia. 

- Overnight - Operações realizadas no mercado aberto (open market) por prazo mínimo de um dia, restritas às instituições financeiras.

P
- PEA – População economicamente ativa.

- Período de silêncio - Período, presente nos lançamentos de ações por oferta pública (IPO), em que não é permitido qualquer manifestação na imprensa, do ofertante, das instituições financeiras intermediárias, e de qualquer pessoa envolvida na oferta até a publicação do anúncio de encerramento por parte da companhia emissora.

- Player - Participante de um mercado.

- Poison Pills – Em inglês significa pastilhas de veneno. São cláusulas utilizadas por corporações para manter a dispersão dos papéis e que inviabilizam a troca de controle por oferta hostil.

- Portabilidade - Possibilidade do participante transferir, total ou parcialmente, os recursos financeiros correspondentes ao seu direito.

- PPI (Producer Price Index) - Índice de preços ao produtor nos Estados Unidos (atacado) calculado pelo Bureau of Labour and Statistic.

- Pregão - Sessão de compra e venda de papéis numa bolsa de valores.

- Privatização - Processo de transferência do controle acionário governamental para instituições privadas ou pessoas físicas através de leilão.

- PTAX - Taxa média do dólar norte-americano divulgada pelo Banco Central.

Q

R
- Rally – Recuperação dos preços após um período de declínio ou estagnação.

- Rentabilidade - Taxa de retorno de um investimento.

- Road show - Apresentação de alternativas de negócios financeiros para investidores institucionais especializados em negócios globalizados.

S
- Sarbanes-Oxley - Lei norte-americana, aplicável também a empresas não-americanas com ações listadas no mercado acionário dos Estados Unidos, que impõe maiores regras de governança corporativa.

- SEC - Sigla de Securities and Exchange Commission, organismo similar à CVM, instituído para regular mercados de valores mobiliários nos Estados Unidos.

- Senhoriagem - Receita governamental em conseqüência da emissão de moeda, dada pelo aumento da base monetária. Provoca pressão inflacionária, devido ao aumento da base monetária.

- Shareholders – Acionistas, os detentores das ações (share).

- Small Caps - Também conhecidas como ações de 2ª e 3ª linhas, são ações de empresas de patrimônio líquido, liquidez e volume de negócios inferiores às ações Large Caps, mas com potencial de valorização teoricamente superior devido ao seu maior risco embutido (maior volatilidade). Segundo a Anbid, um fundo de ações Small Caps deverá investir, no mínimo, 90% em ações de empresas que não estejam incluídas entre as 25 maiores participações do IBrX - Índice Brasil.

- Spread - Diferença entre as taxas de juros de aplicação e de captação de recursos financeiros de uma operação de crédito.

- Stakeholders – Termo associado à responsabilidade social utilizado para definir todos os grupos afetados (público relacionado) pelas atividades da companhia como seus clientes, funcionários, fornecedores, a comunidade, a mídia e o governo.

- Straddle – Casamento de opções. Compra ou venda, por um mesmo investidor de igual número de opções de compra e de venda sobre a mesma ação-objeto, com idênticos preços de exercício e datas de vencimento.

- Subscrição - Lançamento de novas ações por uma sociedade anônima com a finalidade de obter recursos necessários para investimento. Oferecida aos acionistas da empresa direito a aquisição a custo e preço determinado (abaixo do preço de mercado).

T
- Tag Along - O direito que extende aos acionistas minoritários os mesmos direitos pelos acionistas majoritários (controladores) quando da alienação (venda) do bloco de controle da empresa.

- Títulos Públicos - São papéis emitidos pelo Tesouro Nacional e vendidos no mercado para captar recursos financeiros e financiar a dívida pública federal, estadual e municipal. Em troca, se paga uma taxa de remuneração. Os títulos públicos são considerados os títulos de menor risco de uma economia, logo os títulos privados, por possuírem maior risco, deverão remunerar maiores taxas.

- TIR – Taxa interna de retorno, taxa utilizada em investimentos que consiste em calcular o valor presente dos fluxos de caixa de um investimento para que seja igual ao custo do investimento.

- TJLP - Taxa de Juros de Longo Prazo, indexador oficial para operações financeiras, calculado sobre a lucratividade média dos Títulos da Dívida Externa emitidos pelo Brasil.

- Trade - Operação de compra ou venda no mercado.

- Tradeable – Comercializável.

- Trade-off – Processo de escolha.

U
- Underwriting - Termo em inglês que significa "subscrição" e denomina o lançamento de ações ou debêntures para subscrição pública.

- Unit - Conjunto de valores mobiliários, negociados em unidade.

- Usgaap/IAS – Siglas de United States Generally Accepted Accounting Principles e International Accounting Standards, que significam respectivamente normas de contabilidade utilizadas nos EUA e normas internacionais de contabilidade.

V
- Valores Mobiliários - São valores mobiliários, a) ações, debêntures e bônus de subscrição; b) cupons, direitos, recibos de subscrição e certificados de desdobramento; c) certificados de depósito de valores mobiliários; d) cédulas de debêntures; e) cotas de fundos de investimento em valores mobiliários ou de clubes de investimento em quaisquer ativos; f) notas comerciais; g) contratos futuros, de opções e outros derivativos, cujos ativos subjacentes sejam valores mobiliários; h) outros contratos derivativos, independentemente dos ativos subjacentes; e i) quaisquer outros títulos ou contratos de investimento coletivo.

- Valuation - Método de avaliação de uma empresa.

- VaR (Value at Risk) – Significa valor do risco, medida da probabilidade de perda de determinada aplicação em diversos cenários econômicos.

- Venture Capital – Capital de risco em inglês. Forma de investimento em companhias que se encontram em sua fase inicial.

- Virar pó - Expressão utilizada no mercado de opções quando a opção se torna desvantajosa e acaba por se perder o prêmio.

- Volatilidade – Oscilação do valor de sua cotação em um determinado período. Por essa medida podemos identificar o grau de risco desse ativo.

X

Y

Z

W
- Wall Street - Termo que designa a comunidade financeira de Nova Iorque, concentrada na rua do mesmo nome, em Manhattan, onde se encontram a Bolsa de Valores de Nova Iorque (NYSE), várias bolsas de mercadorias e as sedes dos principais bancos, companhias de seguros, corretoras e outras instituições financeiras dos Estados Unidos.

- Warrant - Documento que garante aos acionistas que, em um prazo pré-determinado, poderão adquirir certo número de ações adicionais, a preço determinado.